ESTILO PRÓPRIO
Referências pessoais tornam os ambientes aconchegantes e únicos.
Em época de mostras de decoração pelo país e sempre observamos tendências marcantes - retrô, clean, despojado, moderno, contemporâneo, barroco, neoclássico. Depois de Ver tanta coisa, surge a duvida: qual estilo escolher? Minha sugestão: nenhum deles. Escolha imprimir a sua identidade para o seu espaço, sem rótulos. Essa é a receita.
Sugiro trazer a maneira de viver única dos habitantes ou ocupantes do lugar, seja ele um local de trabalho, seja uma residência.
Quem habita (ou vai habitar) aquele espaço conduzirá - sem perceber e de maneira não linear- para a direção dos trabalhos a serem desenvolvidos. É a definição do espaço que resulta na sua apropriação por parte de quem dele usufrui. Não importa se ela pertence a um estilo específico e definido previamente. O iideal é a transformação de um ambiente na expressão da identidade de seus habitantes.
Conhecer bem a história pessoal é o primeiro passo. As referências de infância, viagens, momentos marcantes, fases da vida, preferências, cultura e ideais, ou seja, a impressão digital para ser traduzida em conforto, funcionalidade, beleza. Um bom exemplo de referência pessoal é o projeto deste apartamento no bairro Sion, de Belo Horizonte, Minas Gerais (veja foto ao lado). A proprietária enfrentou dificuldade para encontrar um imóvel que fugisse do lugar comum tão presente nas grandes cidades. No final, ela acabou encontrando
não só um prédio, mas, um apartamento totalmente diferenciado da cultura local, com pé direito alto, ventilação cruzada através de grandes aberturas de janelas e portas, desníveis pontuais entre cômodos e terraços.
Neste contexto arquitetônico, desenvolvemos um projeto versátil para receber e acolher a proprietária com toda a sua história: do tapete escolhido por ela quando ainda adolescente, passando pela iluminação feita por lampiões de teto que pertenceram a sua bisavó até as luminárias contemporâneas e os móveis desenhados especialmente para o local- tudo remete a sua personalidade. Os itens convivem harmoniosamente: quadros, adornos e mimos que vieram de suas moradas anteriores com novos objetos e mobiliário que entraram para complementar.